Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Catoca e UTAD abrem portas para possível cooperação
 

Catoca procura por parcerias em termos de formação em electrotecnia, automação e mecânica, disse o director geral da Empresa que tem enviado bolseiros ao exterior para suprir esta carência de quadros no mercado nacional.

Ganga Júnior falava na recepção Reitor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro que se fez acompanhar do seu homólogo angolano da Lueji A'Nkonde e do vice-governador para a área política e social da Lunda Sul. O líder máximo de Catoca explicou ainda que a Rússia, Brasil, Estados Unidos e África do Sul têm sido os destinos dos nossos bolseiros, sendo que a facilidade da língua comum pode abrir caminho para uma parceria em termos de formação com a UTAD. "Com a UTAD podemos enviar nossos técnicos para formação superior e temos também outra formação que é mais técnica e profissionalizante. Podemos ainda explorar a vinda de professores desta Universidade para fazerem cursos à medida. É neste campo que gostaria de encontrarmos parcerias", disse Ganga Júnior durante a reunião entre as partes, ocorrida a 05 de Marco.

Para o reitor da UTAD, a visita efectuada a Catoca foi de constatação de alguns pontos comuns e procurar uma cooperação ao nível de formação nas áreas como a de automação e Informática. "Gradativamente, vamos dialogar e encontrar pontos de cooperação", disse Carlos Sequeira cuja universidade já tem trabalhado com a congénere Lueji A'Nkonde nos domínios do desporto e enfermagem.

Fernandes Machado, Chefe de Sector de Desenvolvimento e Formação de Catoca, considera ser uma visita útil e oportuna, uma vez que Catoca tem necessidade de suprir a carência de quadros técnicos nacionais, estando também em gestação a Academia Corporativa que buscará saberes ao nível das universidades e não só. "Pretendemos, nesta fase, saber o que os potencias parceiros têm a oferecer e encontrar possíveis áreas de cooperação", rematou.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108