Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Desenvolvimento Auto-sustentado das comunidades é a nova aposta de Catoca
 

Com o objectivo de ajudar a combater a fome e a pobreza na Lunda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca e o governo local rubricaram a 22 de Março/2011 um acordo de cooperação nos domínios da agricultura e piscicultura.
O acordo insere-se no âmbito da cooperação institucional entre a empresa diamantífera e o executivo da Lunda Sul e abrange áreas como a extensão rural, desenvolvimento comunitário, movimento associativo e protecção ambiental.
Em declarações, após a assinatura do documento, a governadora da província, enalteceu a parceria com Catoca inserida no quadro da sua responsabilidade social, considerando-a "de suma importância", por ser um programa de sustentabilidade que vai permitir as pessoas trabalharem para o seu próprio sustento. Isso, acrescentou, vai também possibilitar a obtenção da auto-suficiência alimentar e de maiores rendimentos familiares.
Cândida Narciso explicou que para além das várias acções desenvolvidas pela empresa com o governo local, como são os casos dos sectores da educação (construção de escolas e programa da merenda escolar), a empresa está a criar também uma aldeia piloto na comunidade de Muandonji/Caxita.
Por sua vez, o director da Sociedade Mineira de Catoca disse que o acordo surge no sentido de, mais uma vez, a empresa reafirmar as boas relações de vizinhança, de comunicação e de parceria que se vêem desenvolvendo há já muitos anos.
Conscientes das suas responsabilidades, disse Ganga Júnior, Catoca e o governo da Lunda Sul vão continuar a trabalhar com as disponibilidades existentes no sentido de desenvolverem programas para resolver os problemas das populações.
De recordar que entre catoca e o Executivo da Lunda Sul existem já acordos de parcerias no domínio da Merenda Escolar, Fomento do Empreendendorismo, Desenvolvimento da Educação, entre outros. O apoio ao desenvolvimento auto-sustentado é a nova política de Responsabilidade Social adoptada por Catoca de modo a potenciar as famílias e contribuir na eliminação da fome e da pobreza
"Vamos alterar um pouco o princípio do assistencialismo para permitir criar mais empregos e forças empreendedoras, pois isto vai permitir a melhoria de renda e da vida das pessoas", defendeu Ganga Júnior.
A Sociedade Mineira de Catoca Lda é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes de que fazem parte como accionistas a ENDIMA, ALROSA, LEV LEVIEV e ODEBRECHT.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108