Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

GESTÃO DE SEGURANÇA – A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR
 

Ao longo de mais de 10 anos de operação, a SMC – Catoca vem incorporando à sua cultura a preocupação permanente com a segurança no trabalho. A política de segurança em Catoca compreende a consciencialização dos trabalhadores e um conjunto de métodos e ferramentas, visando a prevenção dos acidentes (pessoais e com equipamentos) - para a preservação das metas de produção e a prevenção de doenças profissionais na Empresa – para a preservação da integridade física e mental do trabalhador.

A responsabilidade pelas actividades de segurança, antes de competência de áreas específicas, passou a ser uma atribuição gerencial para toda a empresa.

O modelo actual de gestão de segurança é resultado da integração de programas e sistemas, incorporando os procedimentos operacionais para minimizar ou eliminar acidentes e doenças ocupacionais. Eis os programas em execução, além do efectivo treinamento e acompanhamento sobre questões de segurança:

  1. Exposição ocupacional ao ruído;(Programa de Conservação Auditiva)PCA;
  2. Exposição ocupacional a temperaturas extremas;.(Não se aplica)
  3. Exposição ocupacional a gases e vapores tóxicos*;
  4. Exposição ocupacional a poeiras mineral e orgânica;(Programa de Protecção Respiratória)PPR;
  5. Exposição ocupacional aos fumos metálicos*;
  6. Exposição ocupacional a radiação;(Programa de Protecção/Monitoramento Radiológico)PPMR
  7. Prevenção e Extinção de Incêndios.(Programa de Prevenção/Extinção a Incêndio e Emergência)
  8. Programa de Protecção de Riscos Químicos;PPRQ.
PROTECÇÃO AMBIENTAL – MINERAR É PRECISO, PRESERVAR É POSSÍVEL

Outra preocupação permanente na SMC - Catoca em suas operações, tem sido a preservação ambiental com vários programas em execução, tanto nas áreas operacionais quanto na circunvizinhança.

Para isso, trabalha-se para a conservação e a manutenção de rios e mananciais, o adequado manejo do solo com a deposição de pilhas de estéril/minério e os resíduos sólidos- lixo doméstico, industrial e hospitalar.

Já os trabalhos de reflorestamento das áreas desmatadas (degradadas pela mineração), realizado com espécies nativas e de recuperação bem assim como o tratamento do rejeito na bacia de contenção, são focos de actuação, além do sistema de tratamento de água e esgoto.

O sistema de gestão ambiental é implementado com o dimensionamento de forma mais precisa à real extensão dos impactos ambientais provocados pelo empreendimento, os recursos necessários para o estabelecimento de acções para mitigação ou eliminação dos aludidos impactos já quantificados numa dimensão que se aproxime da realidade concreta.

De resto, a qualidade do ar, da água – superficial e subterrânea, - do solo, a preservação da fauna e flora são dentre outros, os pontos de actuação da área ambiental, focados no plano de controle ambiental e nos relatórios de impacto ambiental e executados no diá-à-dia.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108