Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

XII SIPAT REALÇA IMPORTÂNCIA DOS EPI’S

 

A Sociedade Mineira de Catoca Lda realizou nos dias 28 de Novembro a 04 de Dezembro/09 a sua XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes, um evento anual que se traduz em momento de reflexão e rememoração de conhecimentos sobre a segurança nas frentes de trabalho.

César Marianetti Braga, Director de Recursos Humanos e Administração, procedeu a abertura dos debates, apelando para a necessidade dos trabalhadores cultivarem o espírito de prevenção e segurança, com vista a se evitarem acidentes no ambiente de trabalho e não só.

O Responsável lembrou que ninguém de franca consciência, prefere acidentes nem incidentes, daí que “se todos estivermos integrados no ambiente de cultura de prevenção, mais fácil atingiremos os objectivos para os quais trabalhamos, o que não se restringe no mero exercício de tarefas”, disse.

Para o ano que se avizinha, César Marianetti, anunciou novos investimentos no Sector de Segurança no Trabalho e Preservação Ambiental, visando identificar e criar condições prévias favoráveis à execução plena e segura de todas as actividades laborais.

Ao longo de 2009 a SMC registou 79 acidentes com equipamentos ligeiros e pesados, menos 140 do que em 2008 resultando numa economia comparativa de USD 383090, já que em 2008 as perdas resultantes de acidentes se cifraram em USD 536487.


CARLOS FERREIRA ALERTA SOBRE PERIGO DAS POEIRAS

O Chefe do Sector de Segurança no trabalho e ambiente falou sobre a importância do uso permanente e adequado dos equipamentos de Protecção Individuais, EPI’s e sobre os efeitos perniciosos das poeiras.

O engenheiro de minas esclareceu que uma vez inaladas as minúsculas partículas de rochas, que podem estar suspensas no ar que respiramos, estas alojam-se nos pulmões criando uma crosta nestes órgãos, dificultando a respiração. Carlos Ferreira alertou ainda que “é melhor prevenir educando do que socorrer lamentando”, disse.


GASES PREOCUPAM NO DEPARTAMENTO DE EQUIPAMENTOS

"O risco de acidentes no departamento de Equipamentos” foi o tema dissertado pelo eng. mecânico Manuel Fernandes, chefe daquela dependência de Catoca."

O perigo dos gases descarregado pelos motores de combustão, dos quais se destaca o monóxido de carbono, foram aflorados pelo especialista em motores.

“É importante estar-se atento aos gases, e daí a necessidade de se efectuarem manutenções preventivas, para além das correctivas”, explicou.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108