Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

VIH-SIDA: UNIDOS PELO MESMO IDEAL
 

Prevenção e Controlo do VIH-Sida no Local de Trabalho, foi tema do workshop organizado pela Sociedade Mineira de Catoca, no dia 24 de Outubro do presente ano.

O evento congregou distintas entidades nacionais e estrangeiras e visou a partilha de experiências entre os participantes.
No acto de abertura do certame, o Director-geral de Catoca, Dr. Ganga Júnior, defendeu que a problemática do VIH-Sida em África, está ligada ao baixo nível sócio-económico, à falta de informação e à pobreza.

Ressaltou, por isso, a importância do programa “Avante Contra a Sida”, implementado pela empresa que tutela, qualificando-o de experiência útil e necessária que deve ser abraçada por outras empresas.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Endiama EP, Dr. Arnaldo Calado, disse à margem do workshop que as empresas do grupo estão orientadas a incentivar os seus trabalhadores e comunidades locais, para a troca de experiência e conhecimentos sobre como lidar com o VIH-Sida.

Considerou relevante o evento, enaltecendo a franca abordagem do tema que, entre outros aspectos, aflorou a problemática do proconceito.

-(...) “as empresas, as clínicas e os postos médicos, devem criar uma janela aberta onde qualquer pessoa possa encontrar o auxílio de que necessita. Advogou.
E, se de facto, as empresas tiverem um cantinho para lutar contra a epidemia, teremos futuramente uma Angola livre do VIH-Sida. Afirmação da Dra. Maria das Dores Mateta, que no evento representou o Ministro da saúde, José Van-Dúnem.

A responsável destacou o papel exemplar do Presidente da República, Eng. José Eduardo dos Santos, na liderança da luta contra o VIH-Sida em Angola.
- Ou vencemos o VIH-Sida, ou ele vence o homem. Mas, acredito, pela experiência que temos e por aquilo que o nosso presidente tem demonstrado na liderança deste país e na busca da paz que também com a sua liderança na luta contra o VIH-Sida, vamos conseguir vencer. Ressaltou.

O surgimento de novos casos de VIH-Sida no país, segunda ela, é presságio do eficiente trabalho de esclarecimento à sociedade, colocado na prática pelo ministério da saúde e comissão nacional de luta contra a Sida, fazendo conhecer a população dos perigos e contornos sociais negativos que a epidemia representa.

- Antigamente era sinónimo de morte, as pessoas adoeciam e não haviam medicamentos para melhorar a sua qualidade de vida. Hoje o país oferece gratuitamente os anti-retrovirais que garantem o prolongamento da vida dos infectados. Sentenciou.
Das 8 comunicações apresentadas, o workshop incidiu sobre o Impacto do VIH-Sida em Catoca e no Sector Privado em Geral, Resposta Nacional à Epidemia em Angola, Políticas do Grupo Endiama para o Controlo da Doença, Direitos Humanos e Direitos do Trabalho, Papel do Comité Empresarial de Luta Contra o Sida como Parceiro do Governo e a Prevenção da Transmissão Vertical na Maternidade de Saurimo.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108