GOVERNO E CATOCA AMPLIAM COOPERAÇÃO MULTISSECTORIAL PARA DESENVOLVER REGIÃO LESTE
Seis acordos bilaterais para o desenvolvimento da região leste foram, hoje 26 de Maio de 2016, assinados, em Saurimo entre a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), e o Governo Provincial da Lunda Sul, no quadro de uma parceria que visa colmatar dificuldades no financiamento de acções sociais .
Constam dos acordos, “Programas de Cooperação para o desenvolvimento, Merenda escolar, Apoio à Educação, Cultura e Saúde”. A carteira inscreve também projectos virados ao “Desenvolvimento Económico e Social, Desporto, Apoio ao Empreendedorismo e Fomento Empresarial.
A Governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, notou que a responsabilidade de Catoca, responde parte das dificuldades de ordem financeira relativas às acções sociais apresentadas no último simpósio decorrido durante o mês de Abril último.
A mandatária da província valorizou, na presença de Directores de Catoca e membros do seu gabinete, facilidades por parte do empresariado na venda de produtos e fomento da economia das famílias, a fim de cobrir “as preocupações notificadas pelo executivo mitigarem a crise económica no país”.
Ao esboçar os constrangimentos criados pela baixa de preço do petróleo, o Director Geral Adjunto para a Área Económica de Catoca, António Galiano Celestino, reconheceu o sucesso alcançado pela diamantífera ao longo dos anos, fruto da sua actividade: “contribui significativamente para o Orçamento do Estado e é produto da estabilidade politica e social vigente no País”.
O director provincial da Educação, Isaías Sacajima, destacou entre as vantagens que os acordos criam para os estudantes do ensino médio, destacando a consolidação de conhecimentos através de aulas práticas em períodos de estágio, de bolsas de estudo para os estudantes universitários com melhor aproveitamento e apoios aos docentes para efeitos de graduação no exterior do país.
No domínio da agricultura, o protocolo é um impulso para consolidar o PADES em execução a quatro anos, com resultados assinaláveis na multiplicação de sementes. A aposta na aquacultura, mediante a reprodução de alvinos é, no pensamento do director Elias Zeca, um pressuposto indispensável para projectar o processamento do pescado.

|