Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

ISO-9001-2018: ENTIDADE AUDITORA SAI SATISFEITA DE CATOCA

 

Decorreu de 01 a 05 de Dezembro a auditoria externa para avaliar o nível de implementação do SIG- Sistema Integrado de Gestão da Segurança no Trabalho, e Saúde Ocupacional e Ambiente. Catoca está certificada, desde 2012, à Norma de qualidade, sujeita à duas auditorias, sendo uma interna e outra externa que recomenda a manutenção ou suspensão da certificação.

Terminada a auditoria externa, acompanhe a entrevista com Rui Marques, responsável pelo Sector de Qualidade e Auditoria.

1 - Com que impressão a avaliadora saiu de Catoca e qual se espera venha a ser a decisão da entidade certificadora (manter ou cancelar certificação)?

A Auditora Externa da SGS saiu de Catoca com uma boa impressão. Como pontos positivos enumerou a melhoria da Documentação, ao nível dos procedimentos e Instruções de trabalho e o empenho de todos os colaboradores “entrevistados” em Auditoria. De salientar ainda os pontos positivos quer no trabalho de Redução de Custos, uma preocupação de toda a Empresa, e verificou-se esse empenho na Auditoria, melhorias no meio Ambiente “projeto dos óleos” e, acima de tudo, a maturidade do Sistema de Qualidade que hoje demostra já uma melhoria contínua bem visível.

Depois de Respondidas as Não Conformidades que baixaram de 8 para 5, iremos manter a certificação com toda a certeza.

2 - Que avaliação o Sector de Qualidade faz do envolvimento dos colegas das áreas avaliadas.

Quero desde já agradecer a todos quantos tiveram envolvidos directa ou indirectamente na Auditoria. O meu obrigado pelo Empenho e Dedicação com que estiveram presentes, explicando a Auditora os diversos processos Auditados. O envolvimento dos colegas foi muito bom e espero continuar a contar com todos eles para a melhoria contínua do SIG.

3 - Que áreas precisam de maior acompanhamento, tendo em conta as Não Conformidades ou Sugestões de Melhoria apontadas?

Eu diria que todas ás áreas neste momento se encontram ao mesmo nível, sendo que, pelo seu tamanho e especificidade, o Departamento de Metalurgia vai ter durante os próximos meses um maior acompanhamento por parte do Sector de Qualidade e Auditoria, assim como, o Departamento de Geologia, ao nível da Lavaria Geológica. No entanto, todos os departamentos, gabinetes e sectores devem ter como preocupação permanente a melhoria continua do SIG, não esquecendo que sem Melhoria Contínua não existe Qualidade e não melhoramos os nossos índices.

4 - Próximos passos, depois dessa avaliação Externa?

OS próximos passos são: abrir as Não Conformidades no nosso Modelo MOD.SIG.013.01, assim como as Oportunidades de Melhoria Identificadas. Logo de seguida vamos passar em Todos os Departamentos para validar as Respostas às Não Conformidades e as acções correctivas a executar.

Em Jeito de Conclusão, devo dizer que esta Auditoria correu muitíssimo bem. Todo o empenho demostrado pelos Departamentos, espelhou-se no excelente desempenho da Sociedade Mineira de Catoca ao longo do Ano de 2014.





 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108