Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

GOVERNADORES DE 6 PROVÍNCIAS VISITAM CATOCA

 

Aos olhos do governador Provincial do Uije, Dr. Paulo Pombolo (na foto) Angola pode orgulhar-se de Catoca, enquanto um dos pilares de suporte à Economia Nacional e modelo de organização empresarial.

O governador fez estas declarações no final da visita de algumas horas que os governadores províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cabinda, Zaire e Uíje, efectuaram, a 15 de Agosto de 2013, às instalações da Sociedade Mineira de Catoca, situada a cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Saurimo, com vista a inteirar-se do grau de funcionamento e de produção da considerada quarta maior empresa diamantífera do mundo.

Paulo Pombolo (Uije), Aldina Da Lomba (Cabinda) João Ernesto dos Santos “Liberdade” (Moxico), Ernesto Muangala (Lunda Norte) e Cândida Narciso (Lunda Sul) começaram por visitar a vila Sagrada Esperança, cooperativa habitacional Mwono Waha, seguindo-se a visualização do filme institucional da diamantífera que lhes permitiu colherem algumas informações relacionadas ao número de funcionários, nível de produção, área de exploração, entre outras questões.

De seguida, visitaram a mina, o complexo de transporte do mineiro por tapetes rolantes, as centrais de tratamento 2 e 1, a central termo-eléctrica e a oficina mecânica, em roteiro guiado pelo Director Geral de Catoca, Ganga Júnior, recebendo informações complementares no terreno.

Instado pelo Portal sobre principais referências na funcionalidade da empresa, Paulo Pombolo destacou, sobretudo, a responsabilização dos jovens na liderança de importantes áreas de trabalho operacional, pressuposto da garantia do futuro.

“Saio com impressão de que o país está realmente a produz diamantes e, felizmente, porque a maior parte das áreas que visitamos está nas mãos de jovens angolanos, o que faz compreender a mensagem lançada pelo Presidente da República, Eng. José Eduardo dos Santos, segundo a qual, “devemos continuar a preparar tecnicamente os nossos jovens para que possam assumir os grandes desafios” e, neste sentido, a Mina de Catoca é um exemplo claro”, observou.

Pombolo reconheceu a capacidade profissional e absorção de conhecimento dos jovens, o que tem permitido o pleno funcionamento da Mina e a arrecadação de dividendos financeiros para o engrandecimento do país.

Referindo-se à empresa, o governante referiu que estava grato pelo acolhimento que lhes foi proporcionado e, mais do que isso, pelo modelo de organização da empresa a todos os níveis.

“A primeira coisa que me impressionou foi a organização. Estamos numa empresa em que tudo ou quase tudo entra em cadência, ou seja, estamos num lugar e ao sair para um outro as coisas funcionam, então, acho que valia a pena termos vários projectos do género”, rematou.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108