Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

CATOCA INAUGURA 1.ª BIBLIOTECA INFANTIL COMUNITÁRIA

 

Com mais de 500 livros, entre Matemática, Língua Portuguesa, Estudo do Meio e outros, a 1.ª biblioteca Infantil Comunitária que a Sociedade Mineira de Catoca inaugurou, dia 24.05.13, na Escola Primária de Caxita-Muandodji, província angolana da Lunda Sul, é um esforço que visa apostar na formação intelectual e integral do homem.

Enquadrada no programa “Catoca EDUCA”, a iniciativa vai contribuir na indução de hábito de leitura aos alunos, professores e moradores daquela comunidade.

O acto da inauguração contou com presenças de responsáveis de Catoca, director da referida escola, professores, alunos e autoridades tradicionais, assim como pelas candidatas ao concurso Miss Lunda Sul.

Sandra Monteiro, Chefe de Sector de Responsabilidade Social e Relações com as Comunidades (Catoca), fez a entrega simbólica dos livros que apetrecham o espaço, anteriormente sem livros, e pediu o uso racional do material entregue bem como a sua conservação.

Professores e alunos orgulharam-se da proeza que, segundo eles, vai facilitar a planificação das aulas e aumentar os níveis de compreensão e assimilação dos conhecimentos por parte dos educandos.

Odete de Araújo Gás, professora, manifestou o seu contentamento e disse tratar-se de “um benefício para todos, especialmente para as crianças que frequentam a iniciação até a 6.ª classe”. Para o aluno Domingos Fupa, da 6.ª classe que aponta os manuais de Língua Portuguesa como os seus livros preferidos, entende que “a biblioteca que a Catoca ofereceu vai ajudar na aquisição de novos conhecimentos”.

Américo Máquina, director da escola, agradeceu o gesto da diamantífera por eleger a sua escola como a primeira a receber uma biblioteca e prometeu um “uso responsável do material recebido. Tudo vamos fazer para que as crianças e os jovens da aldeia comecem a ler e que não estraguem os livros”, garantiu.

Soberano Canhanga, escritor e chefe de Comunicação e Imagem de catoca, aproveitou doar o seu livros “Manongo-Nongo" à escola, sendo cerca de 50 exemplares. “É o gesto que me faltava. Escrevi o livro para as crianças e estou apenas a dar o que é deles”, arguiu.

Para Sandra Monteiro, responsável de Responsabilidade Social de Catoca, depois de Caxita-Muandonji seguir-se-ão outras comunidades, como o NGando, cuja escola possui já um espaço para a constituição de biblioteca.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108