Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

DEPOIS DO ENSAIO, PADES DISTRIBUI SEMENTEIRAS

 

Lundjati fica a aproximadamente 50 km de Saurimo, capital da Lunda Sul. aqui, o PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Lunda Sul, uma parceria entre Catoca e o governo da província, desenvolve um campo agrícola para a multiplicação de espécies melhoradas de mandioca e batata. No Lundjati foram também construídos 19 tanques para a multiplicação e engorda de tilápia (cacussos), cujo povoamento com 7 mil alevinos (filhotes de peixes) será efectuado em Fevereiro, altura em que chega uma bióloga zambiana, contratada para prestar consultoria no domínio da implantação de tanques.

MIL CAMPONESES RECEBEM MANDIOQUEIRA DE ALTO RENDIMENTO

Mais de mil camponeses, afectos a quatro associações, receberam estacas de mandiocas, entre Agosto a Dezembro de 2012. Até ao momento o campo de Lundjati tem mais de 40 hectares cultivados de mandica. As espécies permitem uma colheita precoce, em seis meses de vida da planta e uma produção a volta de 35 toneladas por hectare, em condições naturais (sem adição de fertilizantes) ou 50t/ha, com uso de fertilizantes.

"Neste momento a prioridade do PADES, que também tem um campo de 3ha no Muconda, é a reprodução da semente, estando em curso o ensaio com fertilizantes, com diferentes dosagens, para aferir o tempo de crescimento da planta e produtividade" explicou o agrónomo Elias Zeca para quem as espécies, quer da mandioca quer da batata-doce, provenientes do Burundi, adaptaram-se ao solo e clima da Lunda Sul.

Para difundir as espécies em todos os municípios da província, "este ano, mais 4 hectares serão plantados Muconda, Dala e Cacolo, sendo que em Saurimo 12 hectares receberam, em Janeiro, novas estacas de mandiocas", entre a espécie doce e a que serve apenas para confecção de farinha. Outros 12 hectares foram desmatados e aguardam tratamento nos próximos meses.

ANANASES

Dando resposta ao quesito "fruticultura", estão projectados 16 hectares para multiplicação da planta e produção da fruta. Neste momento, 04 hectares estão já plantados esperando-se a conclusão da empreitada ainda ao longo do ano agrícola.

BATATA DOCE

A espécie em multiplicação veio do Burundi e contam-se já dois hectares plantados.

Segundo ainda Elias Zeca, até 2016 a "Fazenda Lundjati" prevê autonomizar-te, passando da fase de multiplicação de sementes para a de produção virada ao mercado.

PISCICULTURA

Os primeiros alevinos foram lançados nos 10 tanques, na localidade de Mona-Quimbundo, em Setembro do ano passado. A esses, juntaram-se outros 20 e mais 19, no Lundjati, que serão povoados em Fevereiro.

Mão de obra

O PADES, lançado oficialmente em Setembro de 2012, conta com 3 elementos na coordenação (Catoca e Governo da Lunda Sul), 15 colaboradores eventuais na vertente agrícola e 4 na área da piscicultura.

 


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108