Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Mãos à Formação: Catoca já tem Academia

 

Está lançada a "Faculdade do Futuro". A academia de Catoca vem dar corpo ao plano estratégico da Empresa no que concerne à formação dos seus trabalhadores e reproduzir conhecimentos que elevem Catoca ao terceiro posto mundial ao nível de diamantíferas.
O Director Geral de Catoca procedeu, a 21.11.2012, a inauguração da Academia de Catoca, acto testemunhado pelo Director Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, José Calenga Banza, Pelo Director da Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, Manuel Fidel Manassa e ainda o responsável do Instituto de Formação Profissional (INEFOP), André Issuzo. Líderes intermédios e quadros seniores da Empresa preencheram a assistência.

No seu discurso, Ganga Júnior disse que a Academia vai ajudar na formação dos trabalhadores em vários domínios, tendo em conta as novas concessões que a empresa adquiriu, no âmbito do plano estratégico da empresa designado "Visão 2020". "Vamos ter professores internos que vão ser preparados e vamos estabelecer convénios com várias instituições de modo a alcançarmos os objectivos preconizados para esta Academia", afirmou o Director Geral de Catoca.

José Calenga Banza considera que a criação da Academia de Catoca "é uma grande aposta que vai contribuir para a elevação dos conhecimentos e melhor preparação das pessoas". De acordo com o responsável, "a Academia vai ter uma transversalidade porque não se vai ater apenas à formação de trabalhadores de Catoca, mas de forma geral toda a comunidade. Estamos de parabéns com a Academia na Lunda Sul", concluiu o responsável da Administração Pública Trabalho e Segurança Social.

Para o representante do Instituto de Formação Profissional, "o surgimento da Academia Catoca impacta positivamente no desenvolvimento das competências das pessoas, com destaque para os jovens da província". André Issuzo reconheceu ainda que Catoca é parceiro directo da instituição que dirige em termos de qualificação dos jovens e empregabilidade.

A Academia de Catoca será "um parceiro privilegiado da Escola Superior da Lunda Sul", disse Fidel Manassa, director daquela unidade orgânica da Universidade Lweji A Nkonde, para quem " é uma mais valia para a nossa região, sendo a primeira Academia ligada a uma empresa, vai fortificar a formação, tanto no sector mineiro em que Catoca actua, como também noutras vertentes de formação ao nível da Lunda Sul".

Dotar a empresa com mão-de-obra capaz de satisfazer a demanda é uma das recomendações contidas na visão estratégica da Empresa até o ano 2020, o que implica a capacitação adequada de todos os trabalhadores. São objectivos da Academia: Promover o desenvolvimento das pessoas, por meio de uma cultura de aprendizagem focada nas aptidões, trazer novos talentos à Sociedade Mineira de Catoca, inovações, entre outros valores. Fernandes Bernardino Machado é o responsável de Academia Catoca.

>

 


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108