Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Catoca Implementa Sistema de Gestão Integrada
 

A meta é a garantia do atendimento de padrões internacionais em termos de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, melhorando os processos de forma competitiva e melhoria contínua de modo a conseguir a certificação ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001.

O SIG está em implementação, conta com o empenho de todos os trabalhadores e colaboradores de Catoca, e tem como gestor o Eng. Flávio Fernandes que é também o responsável pelo Sector ambiental. Siga a entrevista.

Em que consiste um SIG- Sistema Integrado de Gestão?

O Sistema Integrado de Gestão é a combinação de processos, procedimentos e práticas adaptadas por uma organização, para implementar suas políticas e atingir os seus objectivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão. Direccionado para processos é a gestão que permite integrar de forma mais eficiente, nas operações do dia a dia das empresas, os aspectos e objectivos da qualidade, do desempenho ambiental e da segurança e saúde ocupacional.

A excelência do desempenho e o sucesso no negócio requerem que todas as actividades inter-relacionadas sejam compreendidas e geridas segundo uma visão de PROCESSOS.

As diversas normas para sistemas de gestão (ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001) tratam de processos internos separados, relacionados com a qualidade, o ambiente, a saúde e segurança ocupacional, a segurança da informação e outros. Através de um Sistema Integrado de Gestão (SIG), a organização pode adaptar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seus processos internos e obter a certificação de todos os sistemas somente com uma auditoria de certificação.

Sendo o Eng. Flávio o Gestor do Sistema, qual o papel do Gestor do SIG?

_O Gestor do SIG, tem como função a gestão documental do Sistema em coordenação com todas as áreas.
_Responsável por assegurar o correcto funcionamento do SIG, verificar em permanência a sua eficácia, alterando ou modificando o que for necessário para a sua melhoria.
_Participar na elaboração da documentação das áreas, efectuando a sua divulgação por toda a Empresa.
_Elaborar em consonância com a Direcção o programa de Auditorias Internas e Externas, Acompanhar os Objectivos/Indicadores e respectivos planos de acções de todas as áreas.
_Reporta a Direcção Geral o desempenho do SIG, no que respeita ao programa de Auditorias, fecho de Não Conformidades, acompanhamento da implementação de Acções Correctivas, Preventivas e de Melhoria.
_Supervisionar o processo de avaliação de fornecedores, analisar em conjunto com o Departamento de Comercialização e Marketing os inquéritos de Satisfação dos Clientes, assim como reclamações dos Clientes.
_Assegurar o cumprimento dos Procedimentos / Instruções de trabalho de Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.

Qual a Contribuição de cada Área e Colaborador para o desenvolvimento do SIG?

Cada área deverá dar o máximo na colaboração com o gestor do SIG e equipa de Consultores na preparação de toda a documentação dos seus Departamentos Sectores e Secções.

Esta colaboração deverá ser a nível operacional, isto é, devem ser identificadas em cada área as não conformidades ou potências, sendo definidas Acções Correctivas, Preventivas ou de Melhoria para o Sistema Integrado de Gestão.

Cada trabalhadora deverá conhecer a Política do SIG e os Objectivos do Sistema, dando o seu contributo de forma activa para a Melhoria Contínua do mesmo.

Nota:(Política do SIG em Anexo) Documento da Direcção Geral apresentado na Pagina (XXXX).

Qual o beneficio para a CATOCA na Implementação do SIG- Sistema Integrado de Gestão?

Com a Implementação do SIG-Sistema Integrado de Gestão, a Empresa garante o atendimento de padrões internacionais nas áreas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, melhorando os seus processos de forma competitiva e com uma filosofia de melhoria contínua, sendo reconhecida internacionalmente com a certificação ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001.

Assim, os benefícios do SIG- Sistema de Gestão Integrada são:

São vários os benefícios do Sistema Integrado de Gestão, entre elas estão:
Realização de objectivos e metas da empresa;
Prevenção de falhas ao invés de suas correcções;
Economia de tempo e custos;
Transparência dos processos internos;
Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
Maior controle dos riscos com acidentes ambientais, eliminar os acidentes, assim como, eliminação de Perigos e Riscos para a saúde Ocupacional;
Satisfação de clientes, funcionários e accionistas;
Aumento da competitividade;
Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável;
Redução e controle de custos ambientais;
Oportunidade para conservação de recursos e energia;
Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, accionistas, ONG's, fornecedores, governo e funcionários);

Qual o Calendário para a implementação do SIG?

O Calendário foi proposto pela equipa de Consultores da Bureau Veritas, sendo repartido por três etapas, a 1.ª etapa certificação na ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade, no qual é efectuado o levantamento de todos os Processos da CATOCA, sendo seguidamente efectuado os Procedimentos por áreas e as Instruções de Trabalho, assim como, a elaboração dos documentos operacionais para cada área.

Numa segunda fase esta previsto a certificação em Segurança e Saúde Ocupacional de acordo com a norma OSHAS 18001, durante este período que decorre de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 iremos efectuar o Levantamento de Perigos e riscos Por Áreas e Actividades, assim como, a implementação dos procedimentos operacionais de Segurança e Saúde Ocupacional em toda a organização.

A 3.ª e última fase decorrerá de Fevereiro a Junho de 2013, dependendo da implementação operacional de Soluções Ambientais, assim como, da implementação de procedimentos operacionais na área do Ambiente.

Clique aqui para ver a Política de Qualidade.




 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108