Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Gango e Quitúbia apresentados à Sociedade Kwanza-Sulina
 

Depois do encontro em Luanda, com o Governador Serafim do Prado, a direcção de Catoca foi ao Sumbe apresentar aos membros do governo l e conselho de concertação social locais os Projectos diamantíferos Gango e Quitúbia, localizados nos municípios da Quibala e Mussende.

A reunião de 14.06.2012 decorreu no anfiteatro do Instituto Médio Politécnico do Sumbe e foi bastante concorrida, com os representantes da sociedade civil kwanza-sulina a questionarem os ganhos da população, caso se chegue à exploração económica dos depósitos aluvionares e quimberlíticos, bem como os efeitos ambientais resultantes duma futura exploração.

Félix Tunga e Engrácia Soito João, respectivamente, responsáveis dos Departamentos de Geologia e Sustentabilidade, explicaram as questões técnicas e ambientais, tendo sido complementados pelo Director Geral de Catoca para quem os estudos preliminares dos documentos existentes apontam um interesse económico, sendo que o "Estado-Maior" será instalado no Gango.
"Viemos pedir a benção do governo, dos dirigentes e do povo para que nos apoiem para o arranque imediato e desenvolvimento da actividade. Estamos prontos e já temos também o dinheiro para trabalhar", disse Ganga Júnior.

Serafim do Prado, o Governador, agradeceu a direcção de Catoca pelo gesto, garantiu apoio institucional e solicitou aos administradores que "passem uma mensagem positiva aos sobas e estes às populações das áreas em que se situam os projectos", disse, acrescentando que onde há extracção de diamantes não pode haver livre acesso da população, mas ninguém será prejudicado naquilo que tem.

Dando resposta aos apelos de alguns presentes, Serafim do Prado elucidou que "pelo contrário, quem tem lavra vai ganhar mais terra desbravada por máquinas, e quem for reassentado vai ter casa melhor, para além do emprego e a distribuição da própria riqueza que é de Angola e deve ser para todos angolanos", rematou.

Depois do encontro, no Sumbe, o Director Geral de Catoca acompanhado por Afonso Sampaio e Atair de Oliveira, Chefe da Segurança e Chefe da Base de Apoio às Novas Concessões, seguiram para Quibala e Mussende, a fim de visitar os Projectos.

Quatro milhões e quinhentos mil dólares é quanto está orçado para cada um dos projectos, valores a ser aplicados em dois anos em estudos geológico-mineiros.




 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108