Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Governo do Kwanza Sul autoriza Catoca a explorar diamantes na região

 

O Governo da Província do Kwanza Sul acaba de autorizar, formalmente, a Sociedade Mineira do Catoca a realizar actividades que levem à instalação de equipamentos para a exploração de diamantes nas concessões mineiras do Gango e Quitúbia, tomando em atenção os trabalhos de prospecção realizados na região.

"Estamos disponíveis para ajudar no que for possível", disse o Governador da Província, Serafim do Prado, ao receber, terça-feira,5, em Luanda, uma Carta do Conselho de Associados da Sociedade Mineira de Catoca. O governante garantiu que disponibilizará uma equipa de técnicos para o apoio à Sociedade Mineira de Catoca e aconselhou que a empresa proceda a uma apresentação sobre o formato da exploração futura das concessões quer às populações, quer aos jornalistas e actores sociais na província. "Um pequeno grupo de profissionais irá sempre acompanhar os trabalhos e deslocar-se-á quando acharem necessário. O grupo funcionará na base de um calendário a ser previamente estabelecido e acordado entre as partes", afirmou.

"Há muito que se reclamavam projectos do género, a julgar pelo potencial das regiões do Mussende e da Quibala (onde se encontram as concessões) ", acrescentou. Serafim do Prado foi recebido na sede da Sociedade Mineira de Catoca, em Luanda, em acto marcado pela entrega da carta, pelo Director Geral do Catoca, Ganga Júnior, e pela apresentação digital de todo o processo de prospecção e certezas sobre o potencial mineiro das concessões de Gango e Quitúbia. "Este encontro resultou de um pedido de audiência na sequência de negociações que vínhamos estabelecendo com o Governo da Província do Kwanza Sul", disse o Director Geral de Catoca, Ganga Júnior. Os dois projectos envolvem maioritariamente angolanos, porém contam também com algumas parcerias de outros países.

As tentativas da exploração do projecto Gango já vêm desde o ano 2001, mas que por motivos diversos só agora foi possível a realização de trabalhos, faltando apenas alguns estudos conclusivos. Já para o Quitúbia foram elaborados programas de prospecção, aquisição de mapas topográficos da concessão, visitas de campo para a constatação do estado das estradas pontes e a localização da possível área para a instalação da futura base.

Entretanto, serão ainda realizadas, nas duas concessões, trabalhos de desminagem, análise dos materiais geológicos já existentes e visitas de campo, abertura de vias de acesso, mobilização de equipamentos e recepção e mobilização de especialistas. Os projectos Quitúbia e Gango possuem, respectivamente, uma área de concessão de cerca de 3000Km². No dia 4 de Junho de 2012, foi feita a assinatura da concessão dos dois projectos. As duas iniciativas serão os primeiros projectos diamantíferos na província do Kwanza-Sul.

 


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108