Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Comissário à Expo-Ambiente faz balanço positivo

 

Flávio Fernandes, Chefe do Sector de Meio Ambiente de Catoca chefiou a equipe que de 31 de Maio a 02 de Junho esteve na Feira Internacional de Ambiente, realizada em Luanda, no Recinto da FIL.

> Eng.º Flávio, que balanço se pode fazer dessa primeira participação de Catoca na Feira Internacional do Ambiente? - Positivo. Consideramos que alcançamos objectivos aos que nos propusemos que eram: divulgação da nossa politica de qualidade, ambiente , segurança e saúde ocupacional, e também das acções que Catoca desenvolve na execução prática da sua politica ambiental.

> Que intercâmbios pode fazer com outros expositores e visitantes a feira? - Mantivemos contactos com a direcção de saúde, ambiente e qualidade da Sonangol-EP que nos explicaram que caminhos percorreram para a certificação, recebemos a visita do Director Nacional para as tecnologias ambientais do MINAMB, com quem vamos trabalhar para estreitar a nossa relação com o Ministério de Tutela (Ambiente), sem esquecer da visita da Sr.ª;. Ministra Fátima Jardim, do Vice-Ministro Sianga Abílio e o Secretário de Estado para a Geologia e Minas, Mankenda Ambroise, que reconheceram o comprometimento de Catoca com as questões ambientais. A SOSSOL, empresa que fornece equipamentos e dispositivos a base de energia solar, também nos apresentou soluções práticas que podem ser aplicadas nas comunidades. Foram ainda estabelecidos contactos com estudantes universitários que para os quais foram ministradas duas palestras e que mostraram interesse em poder realizar seus estágios na mina de catoca.

> Que mais interessou os visitantes que acorreram ao Stand de Catoca > (outros expositores e publico em geral)? - Primeiro, os expositores nos propuseram serviços de formação na área de monitoramento dos principais indicadores ambientais. Também recebemos proposta para instalação de laboratórios para análise da qualidade da água e do solo. De forma geral, os visitantes ao nosso Stand interessaram-se mais em saber o que Catoca faz para proteger o Meio Ambiente, dado ser uma empresa mineira que gera impactos negativos sobre o ambiente.

> Quanto ao evento em si, acha que valeu a pena e adianta voltar a participar nas próximas realizações do genero? - Sim. O evento se reveste de grande importância, face ao desenvolvimento que o pais vai alcançando. Precisamos de assegurar que o desenvolvimento seja sustentado e, por se tratar de um assunto recente entre nós, esta feira se reveste ainda de outra importância na consciencialização da sociedade, das instituições e dos distintas organizações empresariais para a necessidade do uso de tecnologias limpas e amigas do ambiente. Penso que nos devemos continuar a fazer presentes em próximas edições de uma maneira mais actuante o que exigirá de nós o estabelecimento de parcerias com o Ministério do Ambiente para que os investimentos que Catoca vem fazendo no que diz respeito ao Ambiente sejam divulgados e conhecidos no país e no mundo."


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108