Luanda - Angola, Sector Talatona.
Saurimo - Angola, Mina.
226 624 700 l 226 624 7001
geral@catoca.com
Sociedade Mineira de Catoca, Lda
+244 226 624 700 +244 226 624 7001
Construção e reabilitação de escolas.Programas de bolsas de estudo para jovens.Formação de professores e capacitação de estudantes.
Apoio a hospitais e centros de saúde.Campanhas de vacinação e combate a doenças endêmicas.Fornecimento de ambulâncias e equipamentos médicos.
Construção de sistemas de abastecimento de água potável.Abertura e manutenção de estradas em comunidades rurais.Apoio a projetos de habitação para famílias carentes.
Programas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.Gestão sustentável dos recursos hídricos.Políticas rigorosas para minimizar o impacto ambiental da mineração.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Lunda Sul é uma parceria entre a Sociedade Mineira de Catoca e o Governo Provincial virado para o fomento da piscicultura, produção da mandioca e fruticultura que está a ser implementado em 4 municípios da província da Lunda Sul, envolvendo cooperativas e associações de agricultores e piscicultores que hoje já apresenta resultados nas localidades de Caita Luonhi e Mutôua
Em meio das dificuldades aliadas a crise económica e financeira que apoquenta o país, Catoca, deu continuidade de todos os programas sociais de apoio às comunidades com o foco na promoção de políticas de auto-sustentabilidade em detrimento do assistencialismo.Mais de 30 mil crianças do município de Saurimo beneficiam diariamente de merenda escolar nas escolas primárias e do I ciclo enquadradas na rede de distribuição da Sociedade Mineira de Catoca.
Cerca de 10 escolas das zonas de influência são assistidas pela diamantífera, dentre as quais, seis erguidas por iniciativa de Catoca com aproximadamente 5 mil alunos que recebem anualmente quites de material didáctico como mochilas, cadernos, batas, estojos, lápis, canetas, borrachas, entre outros.No âmbito de projectos relacionados ao fomento da educação na província, Catoca construiu uma escola do segundo ciclo na localidade de Sueja, inaugurada recentemente com capacidade de acolher mais de mil estudantes.
No plano da saúde, a Sociedade Mineira de Catoca, dá assistência médica e medicamentosa a mais de 30 pacientes diariamente nas localidades circunvizinhas de Ngando e Mutôua através de dois postos médicos instalados no quadro da responsabilidade empresarial, para além de contar com centros de saúde em Sueja e Mwono Waha que distam 20 e 12 quilómetros de Saurimo, respectivamente.
Catoca tem um compromisso anual com os programas socias
Os benefícios dos programas da Sociedade Mineira de Catoca são abrangentes, seja para os funcionários como para as comunidades
Algumas perguntas questionadas por cidadãos
Comunidades Locais, Instituições Públicas e Sociais, Funcionários e Seus Dependentes, Estudantes e Jovens Talentos.
Avaliação Social Interna, Indicação por Supervisores ou Departamentos, Processo de Candidatura, Critérios de Desempenho e Comportamento, Participação em Programas Específicos.
Sim, um funcionário da Catoca pode beneficiar mais de uma vez de programas sociais, mas isso depende de alguns fatores importantes como: Tipo de Programa Social, Critérios e Regulamentos Internos, Existência de Recursos e Vagas, Histórico do Beneficiário.
Em regra geral, os benefícios sociais da Catoca não se destinam ao exterior (fora de Angola). Eles são prioritariamente direcionados para: Comunidades locais, Funcionários e suas famílias.
Sim, uma entidade individual pode candidatar-se a um benefício da Catoca, mas com condições específicas. A Catoca prioriza a responsabilidade social voltada para comunidades locais e funcionários da empresa, mas candidaturas individuais podem ser aceites, especialmente quando se enquadram em projetos sociais em curso.